Em consonância com a agenda nacional, a cidade de Araraquara (SP) lança o calendário de eventos do Novembro Negro de 2024, que será celebrado neste ano com diversas atividades ao longo do mês. De acordo com Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-raciais de Araraquara, o calendário de eventos da cidade, no mês da Consciência Negra, tem como objetivo promover debates, despertar a reflexão e conscientizar a população com atividades voltadas para construção de uma Araraquara mais equânime e antirracista.
O Novembro Negro da Morada do Sol é uma realização da CEPER - Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, órgão ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, em parceria com as diversas instituições do município, como o Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo, com a APPRECABA - Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara e com o PNCC - Programa Nacional dos Comitês de Cultura.
A programação do Novembro Negro 2024 de Araraquara teve início na primeira semana do mês, com diversas atividades culturais, e terá encerramento em 1º de dezembro. Confira a agenda especial de atividades:
14/11 – 19h - Roda de Conversa: "Brasileiros em Países Africanos: acolhimentos e perspectivas de futuro" – com a Profª Drª Valquiria Tenório e o empresário e advogado Claudio Claudino. Local: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”.
15/11 – Dia da Umbanda – 10h - Encontro das autoridades religiosas de Matrizes Africanas e autoridades políticas; Roda de Conversa, intervenção cultural e homenagem ao Dia Municipal dos Ogãs; Apresentação da Peça: Macumba? Aquela coisa do Diabo? Grupo: Afro-Itans. Local: Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente”. Realização: Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo/ Apoio: Centro de Referência Afro Mestre Jorge.
16 a 18/11 - Curso de Extensão Universitária: Saúde Integral da População Negra e Letramento Racial – Aberto ao público em geral – Grátis. Inscrições: https://www.even3.com.br/curso-de-extensao-universitaria-saude-integral-da-populacao-negra-e-letramento-racial/ Realização: Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Local: Unesp - Campus de Araraquara. Local: Casa SP Afro “Oswaldo da Silva Bogé”.
17/11 – 10h - Percepções e Cultura de Saúde com Gabriel Romão (Kemetic Yoga). A partir de 12 anos (entrega de senha, 30 minutos antes). Realização: Sesc Araraquara.
20/11 - 16h30 - 18ª Marcha da Consciência Negra, a Marcha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas e a Marcha do Dia Internacional da Memória Trans. Participação do Grupo de Maracatu Sementes Crioulas, Religiosos de Matrizes Africanas e Escolas de Samba de Araraquara; FeirAfro; Intervenções Culturais; Dj Alf Dee; Grande Roda de Samba com o Bloco da Hora e Grupo Chega pra Sambar. Concentração: Praça Júlio Mesquita - R. Prof. Dorival Alves - Vila Xavier. Local de chegada: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé” (Av. Paulo da Silveira Ferraz, N° 1195 - Vila Xavier). Apoio: PNCC – Programa Nacional dos Comitês de Cultura e APPRECABA.
23/11 - 9h - “Garantia e Preservação de Direitos: do Racismo Cotidiano ao Racismo Religioso”. Evento construído em parceria com a Defensoria Pública, Comissão de Combate à Discriminação da OAB Araraquara, Câmara Municipal de Araraquara, Ongs e sociedade civil. Local: Casa SP Afro “Oswaldo da Silva Bogé”.
24/11 – 10h - Percepções e Cultura de Saúde com Gabriel Romão (Kemetic Yoga). A partir de 12 anos (entrega de senha, 30 min antes). Realização: Sesc Araraquara.
25/11 – 19h - Exibição do Documentário: Mulher Que Cultura é essa? De Alê Calazans. Forma Cultural Produções. Parceria com o Sebrae. Local: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”.
26/11 – 19h30 - Palestra: "Resistência e Reexistência: Mulheres Negras na Luta Contra as Violência". Realização: Campanha luto contra violências. Local: Sesc Araraquara.
1º/12 – 17h - Encerramento da Programação do novembro Negro e comemoração do Dia Nacional do Samba. Encontro dos Sambistas de Araraquara. Participação Especial: Junior Barros. Local: Casa SP Afro Oswaldo da Silva Bogé. Apoio: PNCC – Programa Nacional dos Comitês de Cultura e APPRECABA.
Comments