top of page
Foto do escritorO Canal da Lili

Com início nesta semana, 11º Festival Afropira tem shows, oficinas e encontros em diferentes espaços em Piracicaba


Leci Brandão abre o 11º Afropira, na quinta (14), às 20h, no Sesc Piracicaba - Foto: Divulgação/Afropira

Considerado o maior evento afro do interior paulista, o Festival Afropira acontece entre os dias 14 e 20 de novembro com uma programação que reúne shows e apresentações, oficinas e encontros em espaços como Sesc Piracicaba, Clube do Saudosista, Instituto Afropira, Bar Dolores House e Engenho Central. O Festival Afropira acontece em reflexão e celebração pelo Dia da Consciência Negra.


O projeto foi contemplado pelo ProAc Editais 2023. A realização é do Governo do Estado de São Paulo; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas; MVF Produtora, Prefeitura de Piracicaba; Secretaria da Ação Cultural; CPIR - Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica; CDCPN - Centro de Documentação, Cultura e Política Negra; e Sesc Piracicaba. O apoio é da Choperia do Lugui, BluestOne, Phinia, Unimed Piracicaba e Tempo D Comunicação e Cultura.


Primeiro dia

A programação do 11º Festival Afropira começa na quinta-feira (14), às 20h, no Sesc Piracicaba, com show da Leci Brandão. Ingressos estão à venda nas bilheterias física e on-line da unidade.


Fim de semana

Na sexta-feira (15), feriado, às 19h, no Clube do Saudosista, haverá shows de Aninha Barros, Hoje Tem Sambaí (HTS) e Varão Angola. Ingressos podem ser comprados pela plataforma Sympla ou na portaria do clube.


A agenda de sábado (16), reúne dois eventos. Das 10h às 18h, no Instituto Afropira, haverá shows e apresentações com 4 Mulheres Pretas-4MP (13h), Sambada da Ema (14h), Capoeira-Geacap (15h), Maculelê-Geacap (15h30), Pimenta Preta e convidadas Thereza Alves e Elaine Teotonio (16h); oficinas de Atabaque – Varão Angola (10h) e Danças Negras – Marcio Folha (11h); no Espaço Infantil – Quilombinho, a coordenação é de Nathy Pezzato e Marcela Ferraz, e haverá Acolhimento e Pintura Afro – Lohana (10h), Musicalização – Tony Azevedo (11h), Contação de História – Marcela Ferraz (13h), Confecção de Bonecas com Erica Lima (14h) e Contação de História com Waníria Barros (15h). Haverá brinquedos das 13h às 18h. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.


Também no sábado (16), a partir das 20h, no Bar Dolores House, haverá show com Banda Rádio Reggae, DJ Gusta e DJ Du Kalifa. Ingressos estarão à venda na portaria do bar.


A programação de domingo (17), acontece das 10h às 18h, no Instituto Afropira, com shows e apresentações com Cena Preta (13h), Desfile para escolher Embaixadores do Festival Afropira (14h), Som da Massa e Convidadas: Walquíria Stela, Elaine Teotonio e Denise Libardi (16h). Haverá oficinas com Sampa Beat Maker (10h) e DJ Marquinho (11h). No Espaço Infantil – Quilombinho, haverá Acolhimento e Pintura Afro – Lohana Comitre (10h), Contação de História – Marcela Ferraz (11h), Brincadeiras Africanas Lohana (13h), Capoeira – Bruno Teotonio (14h), Afroecologia – Bruno Teotonio (15h). O espaço da beleza, com coordenação de Isabel Farias, estará disponível a partir das 13h com Isabela dos Santos e Daiane Heloísa (trancistas), Carol Dressa (maquiadora), Jorge Wilson e Sardinha (barbeiros). Haverá brinquedos das 13h às 18h. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.


Segunda e terça

Na segunda-feira (18), às 18h, o Instituto Afropira recebe o Encontro Intermunicipal da Unegro - União de Negras e Negros pela Igualdade. Haverá presenças de Aboua Blaise e Antonio Filogenio de Paula Junior, autores do livro “Jornadas com Amadou Hampâté Bâ: Diálogos África – Brasil”. O evento contará com a presença especial de Roukiatou Hampâté Bâ (Costa do Marfim). Também estarão presentes Sara Vitória e Rafael Oliveira. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.


Terça-feira (19), véspera de feriado, o Engenho Central recebe a programação. Haverá shows e apresentações com Baque Caipira (19h) e Grupo Samba de Cosme (20h). No espaço Hip-Hop, coordenado pelo Afro Black Pira, terá batalha de MCs com Batalha do Norte (18h30), Afroblack Dance (20h) e Balada Black – DJ K-Mina, de Campinas (21h). A entrada é 1 kg de alimento não perecível.


Dia da Consciência Negra

Quarta-feira (20), é Dia da Consciência Negra. O Engenho Central receberá grande programação. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. No Palco terá Apresentação de Paradança com Folha e Ana (13h), Apresentação de Samba de Lenço de Piracicaba (14h), Show Raízes: Força da Natureza (15h), Bloco Afropira (16h), Show Lucas Morato filho do Péricles (17h), Apresentação do Tambu - Casa de Batuqueiro (19h), Show do Grupo Envolvência (20h) e DJ Vurto nos intervalos


No Espaço Hip-Hop, coordenado pelo Afro Black Pira, haverá Oficina de Charme para Iniciantes com Zheca Jones, de Limeira (14h30), Oficina de Hip Hop iniciante com Heloize Cavalcanti da Casa do Hip Hop (15h30), Batalha de Dança (16h30), Passinho Afrobeat e Dancehall com May Row Balada Black (18h30), DJ Victinho (19h30) e DJ do Passinho (20h30).


No espaço da beleza, coordenado por Isabel Farias, a partir das 13h, estarão as trancistas Brubraids, Tranças da Nai, Amanda, Ju Angelo e Equipe Descabelados; os barbeiros Sardinha e Jorge Wilson; na maquiagem, Beatriz Nunes e Dafni Fernanda, Oficina de Turbantes com Bel Farias e Serviço de Massoterapia com Catharina Teixeira.


No Espaço Infantil, coordenado por Nathy Pezzato e Marcela Ferraz, com apoio de Denise Guedes Fortunato e Talita Barros, terá Acolhimento Pintura Afro – Lohana Comitre (13h), Musicalização – Bruno Teotonio (14h), Capoeira Infantil – Estagiária Dudinha e Isaias (15h), Contação de História – Evair Souza (16h), Confecção de Bonecas Abayomis com Erica Lima (17h), Contação de História – Marcela Ferraz (18h), Desenhos Livres e preparação para encerramento do espaço (19h). Haverá brinquedos das 13h às 18h. Das 14h às 18h, haverá Artes Visuais “Território Quilombar – A Arte de Juntar Vidas”, com Talita Barros.


O Espaço Griô, coordenado por Julio Rocha, recebe o Psigólogo Marcus Vinícius (13h), apresentação com Maestro Marco Abreu e Danilo Chocolate (15h), Roda de Conversa com Nosso Griô Sr. Pedro Soledade e Griotes Mayra Kristina e Mestra Ediana.


O Espaço da Fé reunirá Apresentação Evangélica Guina Tindade – Vibe Movemente, Rafael Gentil – Missão Decretada (14h), Apresentação Pastoral Afro (16h) e Apresentação Matrizes Africanas (18h).


O Espaço Capoeira, coordenado por Mestre Marquinho, terá, às 14h, Coletivo Pira, ECRA - Mestre Tin tim e contramestre Lampião, QDA Mestre Paulo Meia Noite, Angola Palmares – Mestre Pavão, TOCA – Treinel Fábio. Às 16h haverá Associação de Capoeira Quilombo do Corumbataí Academia de Capoeira no Gueto Tem Dendê.


Haverá também o Espaço Afropira, coordenado por Elaine Teotonio, onde será apresentado todo o trabalho desenvolvido pelo Instituto e contará com a venda dos KITs (camisetas e copos).


Exposição e Gastronomia

Nos dias 15, 16, 17, 19 e 20, o Festival contará com área de exposição coordenada por Erica Lima e com apoio de Ariston Batista, que reúne cerca de 40 expositores. Haverá também espaço gastronômico, coordenado por Mestre Marquinho, que contará com gastronomia afro-brasileira, entre outras. O objetivo é fomentar a Economia Criativa.


O Festival Afropira dispõe de espaços para grupos, coletivos, associações e instituições apresentarem seus trabalhos. Neste ano, o local receberá o Dia de Doar, que reúne 17 Entidades em Ações em prol da campanha que leva este nome.


SERVIÇO

Mais informações sobre o 11º Afropira podem ser conferidas no site oficial (www.festivalafropira.com.br) ou no Instagram: @afropira

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page