Para a deputada estadual Professora Bebel (PT), de forma cruel e inaceitável, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deu uma explicação “totalmente estapafúrdia e desonesta sobre o confisco salarial de aposentados e pensionistas”, no programa Canal Livre da TV Bandeirantes, no último domingo (9). Bebel, que também é presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), diz que quando questionado sobre o assunto, Doria disse “lamentar” que pessoas tenham aposentadorias menores do que desejariam ou mereceriam, mas que “entre isso e ter pessoas morrendo de fome, eu prefiro que essas pessoas que estão com fome tenham renda e tenham a possibilidade de sobreviver”.
A deputada estadual Professora Bebel, imediatamente, se manifestou em suas redes sociais: “Então, senhor governador, aquela história de déficit da SPPREV era apenas um engodo? O senhor está transferindo recursos da previdência para supostas políticas assistenciais? Sim, supostas, porque não existe nenhuma política de seu governo, elitista e desumano, para as pessoas mais necessitadas”.
E a Professora Bebel continuou: “onde está o auxílio emergencial estadual? Não existe! Onde estão políticas de distribuição de renda, de abrigo, de emprego, de apoio às milhares de famílias que estão totalmente desamparadas frente ao desemprego, à fome, à miséria, no Estado de São Paulo? Chega de demagogia, governador! Queremos o fim imediato desse absurdo, injusto e desumano confisco das aposentadorias e pensões!”, cobrou.
A deputada estadual Professora Bebel (PT) é autora do Projeto de Decreto Legislativo nº 39, de 2020 (PDL 39/2020), que tramita na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que anula a elevação das alíquotas de cobrança previdenciária de aposentados e pensionistas. Bebel lembra que a cobrança que vem sendo feita sobre as aposentadorias e pensões dos servidores estaduais é em função de que em 19 de junho do ano passado, a Alesp aprovou a Reforma da Previdência Estadual. “Votei contra esse absurdo, que não passa de um ataque ao bolso dos servidores aposentados e pensionistas, mas o Governo jogou pesado e conseguiu a aprovação do que ele chama de reforma previdenciária”, ressalta ela, que foi a única parlamentar da região que votou contra a propositura que vem permitindo o desconto sobre aposentadorias e pensões.
Se aprovado o PDL 39/2020, destaca Bebel, cessa a "enorme injustiça" que o governo João Doria vem cometendo contra servidores públicos que contribuíram durante longos anos de serviços prestados à sociedade pelo direito a uma aposentadoria digna. “A aprovação do PDL 39/2020 vai devolver aos aposentados e pensionistas a tranquilidade que pensaram ter obtido com sua aposentadoria. Hoje, na quase totalidade dos casos, os valores das aposentadorias dos servidores públicos, bem como das pensões pagas a seus dependentes, estão muito aquém de seus direitos e de suas necessidades. É sobre esses valores já reduzidos que o governo estadual aplica alíquotas abusivas, levando essas pessoas a uma situação verdadeiramente desesperadora, num momento em que deveriam ter condições ao merecido descanso após uma longa vida de trabalho”, ressalta.
Comments