O HRP-Unicamp - Hospital Regional de Piracicaba encerra o ano de 2024 com balanço positivo das entregas, destacando o aumento significativo de 23% no total de cirurgias realizadas, comparado ao mesmo período de 2023. Neste ano foram efetuadas 14.562 intervenções cirúrgicas contra 11.237 no ano passado. Além disso, a gestão soma ações positivas relacionadas ao atendimento, ampliação de especialidades, implementações de comissão e programas, entre outras.
Os dados estatísticos apontam que as cirurgias hospitalares lideram o ranking de procedimentos cirúrgicos, totalizando 6.756. Em segundo lugar estão as cirurgias hospital/Dia com a soma de 5.543 e, em terceiro, as cirurgias ambulatoriais que registraram 2.263 procedimentos.
Além do atendimento exclusivo a pacientes encaminhados pela Cross/SUS - Central de Regulação de Serviços do Sistema Único de Saúde em cirurgias eletivas, o HRP-Unicamp realiza ainda, exames de endoscopia, colonoscopia, ultrassom, ecocardiograma, tomografia de coerência ótica, radiografia e laboratoriais de toda a rede pública de saúde da macrorregião de Piracicaba. Em 2024, foram realizados 20.201 exames externos e 86.783 internos e o total de 63.028 consultas médicas.
“O HRP-Unicamp trabalha para oferecer aos pacientes do SUS as mais diversas especialidades médicas e não médicas, visando contemplar toda a complexidade que envolve o cuidado de pessoas. Temos a dimensão do muito que já foi feito na instituição e projetamos novos desafios a alcançar em 2025”, disse o superintendente do HRP-Unicamp, o médico infectologista Vitor Marim.
CONQUISTA
Uma das grandes conquistas da instituição foi a certificação de Acreditação Internacional Qmentum, desenvolvida pela Accreditation Canadá que atesta a qualidade e segurança dos serviços de saúde em todo o mundo. O HRP é o primeiro hospital na macrorregião de Piracicaba a conquistar a classificação com o Selo Diamante.
ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Durante o ano foram realizados inúmeros avanços na unidade, entre eles a ampliação no quadro de especialidades, com a inauguração do serviço de Cirurgia Ginecológica, que contemplou 40 mulheres com laqueaduras.
Na Ortopedia, foram realizadas 1.746 cirurgias, com média de 140 cirurgias/mês e 10.153 sessões de fisioterapia para reabilitação, com adoção do escore LEFS - Lower Extremity Functional Scale, um instrumento de medição para os membros inferiores do corpo que avalia o nível de dificuldade em realizar atividades cotidianas.
Houve ainda, a implementação da Comissão de Bioética que destacou a instituição no cenário nacional, permitindo ao paciente, autonomia em escolher as técnicas/exames/intervenções às quais será submetido, e a implementação do Programa de Integridade e Ética do Hospital Regional de Piracicaba, que conta com um setor de Compliance.
Painéis de status dos pacientes no Centro Cirúrgico também foram instalados na recepção do hospital, para que familiares de pacientes possam acompanhar, em tempo real, as etapas do processo cirúrgico.
Outro serviço inaugurado este ano foi o de Nutrologia que ampliou o quadro para 25 especialidades médicas e sete não médicas oferecidas a uma população estimada em 1,5 milhão de moradores de 26 cidades que compõem a região de Piracicaba.
Comentários