Anualmente, os servidores inativos e pensionistas do IPASP - Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba realizam o recadastramento, também conhecido como prova ou atestado de vida, presencialmente, no mês de nascimento do beneficiário, para que continuem recebendo o benefício previdenciário. E a partir de janeiro de 2025, os beneficiários do IPASP poderão fazer a prova de vida on-line, por meio do aplicativo gov.br. “O IPASP está aderindo ao gov.br, sem custo para o Instituto, usando a ferramenta do Governo Federal. Os profissionais do Centro de Informática do IPASP fizeram um link entre o gov.br e o sistema do Instituto, possibilitando que os 3.044 beneficiários possam realizar a prova de vida do conforto de suas casas”, explica Antonio Carlos Schiavon, o Carlinhos, presidente do IPASP.
A prova de vida é um procedimento que evita fraudes e pagamentos indevidos. Atualmente, o IPASP tem 3.044 segurados, sendo 2.414 aposentados e 630 pensionistas. Esse recadastramento obrigatório, no momento, é realizado presencialmente na sede do IPASP. “A partir de janeiro do próximo ano, esperamos atingir a maioria dos beneficiários com a prova de vida on-line, pelo aplicativo gov.br. Os beneficiários que não tiverem o gov.br ou tiverem dificuldade para fazer o acesso, poderão fazer presencialmente, na sede do Instituto, como de costume”, detalha Carlinhos Schiavon.
Para o presidente do IPASP, oferecer a prova de vida on-line representa um avanço promissor nos serviços disponibilizados aos segurados. “Temos beneficiários que residem em outras cidades, estados e até no exterior. Nesses casos, há uma maior dificuldade para realizar a prova de vida presencial ou mesmo por documento reconhecido em cartório e encaminhado pelos Correios”, ressalta.
PROVA DE VIDA ON-LINE
A partir de janeiro de 2025, para fazer a prova de vida on-line, o segurado deve possuir CNH - Carteira Nacional de Habilitação ou biometria cadastrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, considerando que o aplicativo faz o reconhecimento facial pela foto ou digital do segurado.
Para realizar a prova de vida (recadastramento) on-line, através do aplicativo gov.br, é preciso:
- Baixar o aplicativo gov.br na loja de apps do seu celular (Google Play ou Apple Store);
- Instalar o app e fazer o login. Caso não tenha uma conta, crie uma;
- Após o login, clicar em "Serviços", na tela inicial. Depois, clicar em "Prova de Vida".
- Em "Histórico de Prova de Vida", selecionar a opção "Prova de Vida Pendente".
- Clicar em "Autorizar" na tela "Autorização".
- Seguir as instruções para realizar o reconhecimento facial. Depois de finalizar essa etapa, clicar em "Ok".
- Na tela "Autorização", o status da prova de vida deve mudar para "Autorizado".
- Pronto! O IPASP receberá a confirmação da efetivação da prova de vida do segurado.
PRESENCIALMENTE
Além do recadastramento virtual, a opção presencial continua sendo realizada na sede do IPASP, à avenida Dr. Paulo de Moraes, 266, no bairro Castelinho. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3437-9877 ou pelo e-mail ouvidoria@ipasppiracicaba.sp.gov.br.
Comentários