top of page
Foto do escritorO Canal da Lili

Meio ambiente: podcast do"Corredor Caipira" debate eventos climáticos extremos no Brasil



Eventos climáticos extremos que atingiram o Brasil em 2024 são tema dos dois primeiros episódios do podcast “Histórias da Floresta: E eu com isso?”, que é desenvolvido pelo projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, tem patrocínio da Petrobras e é apresentado pelo jornalista Rafael Bitencourt.


O “Corredor Caipira” é realizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O patrocínio é da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.





O podcast “Histórias da Floresta: E eu com isso?” está disponível no Spotify e pode ser acessado pelo link https://open.spotify.com/show/0ipD3RlUiqoonBjBL31o8E


Temporais e enchentes

No primeiro episódio, intitulado “Florestas e eventos climáticos extremos”, são abordados os temporais e as enchentes no Rio Grande do Sul, que atingiram centenas de milhares de pessoas, causaram mortes e deixaram famílias desalojadas.


Foram entrevistados os engenheiros florestais Girlei Cunha e Germano Chagas (membros da equipe do “Corredor Caipira”), que apontam o que são eventos climáticos extremos e se existe relação entre a falta de florestas e a ocorrência desses eventos.


Queimadas e estiagem

Já o segundo episódio tem como título “As queimadas no Brasil em 2024 e as florestas” e aborda os incêndios em diferentes partes e biomas do país no ano passado, que chamaram a atenção de toda a população e tiveram grande repercussão em um período de estiagem severa e baixa umidade do ar.


Os entrevistados do episódio são Girlei Cunha e o professor da Esalq/USP, Alexandre Percequillo, que debateram questões como o que as queimadas geram para a vegetação, qual o impacto do fogo nas áreas florestais e na fauna e se áreas queimadas ficam mais suscetíveis a novos incêndios.


Florestas e sociedade

O jornalista Rafael Bitencourt, que é coordenador de comunicação do “Corredor Caipira”, além de apresentador, é idealizador e diretor do podcast, que tem, entre seus objetivos, trazer à tona a importância das florestas para a sociedade e abordar questões socioambientais contemporâneas.


“Os efeitos das mudanças climáticas no nosso planeta são cada vez mais evidentes e o aumento na ocorrência de eventos extremos é uma amostra disso. Pensar em formas mais sustentáveis, que valorizam a diversidade e a manutenção das florestas, além de ações de reflorestamento e educação ambiental, é cada vez mais importante para a nossa vida e para a vida de todos os seres vivos. O podcast foi criado com o intuito de trazer à tona esses debates”, explica Bitencourt.


Novos episódios em 2025

O apresentador aponta que, ao longo de 2025, mais episódios serão produzidos seguindo essa linha temática e proporcionando mais debates. “A ideia é a gente ampliar cada vez mais as discussões acerca da questão socioambiental, utilizando para isso a linguagem do podcast, que é contemporânea e que conquistou muitos adeptos. É uma forma do ‘Corredor Caipira’ levar essa temática tão importante a mais pessoas”, completa Bitencourt.


SERVIÇO

Podcast “Histórias da Floresta: E eu com isso?”, desenvolvido pelo projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, disponível no Spotify, pelo link: https://open.spotify.com/show/0ipD3RlUiqoonBjBL31o8E. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas nas redes sociais: @corredorcaipira

Commenti


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page