top of page
Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba: Concessionária Mirante inicia Projeto de Monitoramento Remoto de Poços de Visita

Medidores de nível são instalados nos PVs, identificando alteração nos níveis do esgoto - Foto: Mirante

Você sabe o que é um ‘PV’ e para que serve? Muitas pessoas acham que o PV é apenas uma ‘tampa de ferro’, redonda, encontrada em ruas e calçadas. Mas o PV é muito mais que uma ‘tampa’: é um poço de visita construído estrategicamente para oferecer acesso fácil às equipes de manutenção, limpeza e vistoria de redes de esgoto e de drenagem de água pluvial, seja de sistemas particulares ou públicos, necessário em todos os municípios. Embora possua uma estrutura bastante resistente, os PVs não são construídos com a finalidade de receber qualquer tipo de descarte externo. Têm a finalidade de servir como ponto de acesso às redes, para execução de vistorias e limpezas e necessitam de cuidados especiais, quanto ao uso correto.






Dentre as ocorrências registradas pela área de Serviços da Mirante - concessionária que atua em Piracicaba (SP) -, as de extravasamentos de esgoto em PVs são as campeãs. “É muito importante que se entenda que o PV é um acesso à rede coletora e deve ser utilizado exclusivamente pelas equipes da Concessionária, como instrumento de manutenção da infraestrutura de coleta. Descartar lixo e outros objetos nos PVs é, além de proibido e perigoso, é prejudicial a toda a rede de esgotamento sanitário”, explica o coordenador de Operações da concessionária, Luis Gustavo Theodoro dos Santos.


MONITORAMENTO DE PVs

Tendo em vista esse cenário, a Mirante iniciou a instalação de sensores para o Monitoramento Remoto de PVs. “Por meio de medidores de nível colocados em dez PVs espalhados pela cidade, conseguimos monitorar, do nosso Centro de Operações Integradas - COI, a situação desses poços de visita, identificando alteração nos níveis do esgoto, o que contribui para a antecipação do envio da equipe de manutenção em casos de extravasamentos”, explica Luis Gustavo. Os PVs foram escolhidos por critérios específicos, especialmente aqueles localizados próximos de áreas verdes.


Essa ação juntamente com outras iniciativas, como as vistorias da equipe do Ribeirão Limpo e a campanha ‘Esgoto não é lixo. Lugar de lixo é na lixeira’, são ferramentas para reforçar o compromisso da Mirante na prestação de um serviço de qualidade, além de ampliar a conscientização sobre o cuidado com as redes coletoras de esgoto que não podem receber nenhum tipo de material. “Precisamos sempre lembrar que o que fazemos, de bom ou de ruim, impacta em todos os que vivem ao nosso redor. E isso vale para o uso correto da rede de esgoto, se eu jogo lixo no vaso sanitário, estou contribuindo para a obstrução que afeta a minha rua, o meu bairro, a minha cidade e em muitos casos o rio”, diz Luis Gustavo.


Representantes da imprensa também irão conhecer o Centro de Operações Integradas - Foto: Mirante

Imprensa Day

A melhoria da qualidade de vida da população e a preocupação com o meio ambiente fazem parte do DNA da Mirante e a sustentabilidade permeia todos os processos que integram o dia a dia da concessionária. Mas um dos grandes desafios é que a população conheça e entenda o trabalho que é realizado, da coleta e tratamento do esgoto, até o efluente tratado devolvido ao rio Piracicaba. E o apoio da imprensa também é fundamental para informar a população e conscientizá-la sobre a importância do esgotamento sanitário no município. Por isso, a Mirante promove, na próxima segunda-feira (4), uma manhã diferente com a presença de jornalistas e representantes das mídias locais. Um dos objetivos do encontro é um bate papo com o diretor presidente e a diretora executiva sobre o contexto do saneamento no Brasil, além de mostrar aos presentes um pouco do trabalho que a Aegea Saneamento desempenha em Piracicaba, por meio da Mirante.


O encontro também marca a última fase do 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável, já que todo material dos jornalistas participantes foi entregue – o prazo era 30 de outubro. Agora os trabalhos começam a ser analisados pela banca julgadora. Durante o evento, o gerente de Sensibilização e Comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Ferreira de Sant'Anna, falará sobre Comunicação e Sustentabilidade.


“É muito importante que todos conheçam nossa forma de atuar, pois nosso trabalho é realizado de maneira sustentável e gera impacto positivo. Temos um compromisso com o bem-estar da população e a responsabilidade de prestar um serviço de qualidade que gera desenvolvimento e crescimento sustentável para todos os envolvidos”, afirma o diretor presidente da Mirante, André Borges. "O encontro é muito importante, pois o tema de saneamento precisa ser entendido além do básico, especialmente porque a universalização do esgotamento sanitário, traz impacto extremamente positivo para os corpos hídricos – rios, ribeirões e córregos”, completa.


Mirante

A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, referência no setor. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP - Parceria Público-Privada com o Semae - Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba. Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br.


Aegea

Criada em 2010, a Aegea é referência no setor de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 500 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil. Saiba mais em https://www.aegea.com.br.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page