O ato público pela Democracia, em defesa de eleições livres e democráticas foi transferido para o Largo dos Pescadores de Piracicaba (SP) e acontece nesta quinta-feira (18), a partir das 19h30. O ato é suprapartidário e iniciativa do Comitê Sindical e Popular de Luta, que será lançado conjuntamente ao evento. A finalidade do ato é de reunir lideranças dos mais diversos segmentos da sociedade piraciabana que defendem o estado democrático de direito.
Inicialmente, o ato estava programado para ser realizado no Hotel Nacional Inn, mas foi transferido para o Largo dos Pescadores por ser um espaço aberto e histórico da cidade. O ato será marcado pela releitura da carta às brasileiras e brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, lida no último dia 11, em São Paulo, no Largo São Francisco, no mesmo local que em agosto de 1977, em meio às comemorações do sesquicentenário de fundação dos cursos jurídicos no País, o professor Goffredo da Silva Telles Junior, leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivia o Brasil. À época, conclamava também o restabelecimento do estado de direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
O Comitê Sindical e Popular de Luta está convidando para o ato suprapartidário em Piracicaba as forças vivas da sociedade piracicabana, como lideranças do movimento sindical, organizações populares, religiosas, assim como a direção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Piracicaba, o prefeito Luciano Almeida, os ex-prefeitos Barjas Negri, José Machado, Gabriel Ferratto, os deputados estaduais Alex Madureira, Roberto Morais, Professora Bebel, vereadores, secretários municipais, o diretor do Fórum, órgãos de imprensa, as universidades, partidos políticos, enfim, todos que defendam a manutenção da liberdade democrática. É Piracicaba defendendo a manutenção da democracia no País.
Para a deputada estadual Professora Bebel (PT), infelizmente a democracia brasileira volta a ser ameaçada pelos ataques frequentes do presidente da República, Jair Bolsonaro, às instituições democráticas e à imprensa, e que, portanto, é preciso dar uma reposta a tudo isso. “Piracicaba, que sempre esteve na vanguarda da luta democrática, tendo o primeiro presidente civil do País, o republicano Prudente de Moraes, e ter sediado em 1980 e 1982, o 32º e o 34º, respectivamente, congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE), em plena ditadura militar, não pode se calar neste momento. Nesse ato suprapartidário queremos unir as forças democráticas e progressistas de Piracicaba para também empunharem a bandeira da defesa da democracia e do direito de eleições livres, conforme estabelece o calendário eleitoral”, ressalta.
תגובות