top of page

Projeto piracicabano chega a Sorocaba (SP) com roteiro turístico afrocentrado e acervo imersivo, no sábado (8)

Foto do escritor: O Canal da LiliO Canal da Lili

No dia 8 de fevereiro, às 9h30, na Capela Senhor do Bonfim, o Rotas Afro inicia sua trajetória na cidade de Sorocaba (SP) por meio do projeto “Rotas Afro XR em Expansão”, apresentando gratuitamente seu acervo imersivo. O projeto destaca personalidades e locais negros da região, com ênfase no Largo do Talho e na história de João de Camargo, curandeiro e responsável pela construção da Capela Senhor do Bonfim.


O Rotas Afro, premiado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Ibram - Instituto Brasileiro de Museus, é um projeto dedicado ao reconhecimento das narrativas negras nos espaços urbanos do interior paulista, já atuante em cidades como Piracicaba, Campinas, Rio Claro e Vinhedo. Fundado em 2019, tem como objetivo contar as histórias negras dessas localidades por meio de caminhadas culturais, turísticas e tecnológicas. Suas atividades incluem parcerias com escolas, empresas e roteiros abertos ao público, com inscrições divulgadas no Instagram @rotasafro.




A estreia do Rotas Afro Sorocaba será conduzida pela fundadora e guia de turismo Julia Madeira, com uma caminhada cultural de aproximadamente uma hora, começando na Capela Senhor do Bonfim. Além de marcar o lançamento do primeiro roteiro negro na cidade, Sorocaba será o primeiro município a receber o “Rotas Afro XR em Expansão”.


Este projeto multimídia utiliza realidades estendidas (XR) para narrar e resgatar histórias afro-brasileiras, especialmente do interior paulista. “Esse é um trabalho contínuo de expansão de um acervo imersivo que, em suas fases anteriores, produziu seis obras relacionadas a Campinas e Piracicaba. Com este projeto, propomos a criação de novas obras, agora incluindo a cidade de Sorocaba”, relata Júlia Madeira, idealizadora do projeto.


Com base em uma pesquisa elaborada em conjunto com a arte-educadora Daiana de Moura, o roteiro destaca o Largo do Talho, hoje sede do Mercado Municipal. Além de ser um ponto comercial relevante, o local abrigava rodas de capoeira. Outro destaque é a história de João de Camargo, curandeiro e figura central na construção da Capela Senhor do Bonfim.


Para participar da experiência, o público terá acesso a um QR Code entregue pela equipe do Rotas Afro. Após a leitura do código em smartphones ou tablets, os usuários serão redirecionados para um link que oferece a vivência imersiva.


SERVIÇO

Rotas Afro Sorocaba - XR em Expansão: dia 8 de fevereiro, sábado, às 9h30. Local: Capela Senhor do Bonfim - João de Camargo, à avenida Barão de Tatuí, 1.083, no Jardim Paulistano, em Sorocaba (SP).

Livre. Gratuito


REALIZAÇÃO

Olhar Através, Rotas Afro e Grão Digital, por meio do Edital LPG Nº 06/2023, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.


CONTATO ROTAS AFRO

Atendimento de terça a quinta. WhatsApp: (19) 98103-9497. E-mail: rotasafro@gmail.com


Redes Sociais

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page