Quarta-feira, 24 de junho de 2026

Projeto Biblioteca Ativa agrega comunidade escolar em tempos de pandemia

Com resiliência e muito trabalho, as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) encontraram soluções criativas para manter a dinâmica do Biblioteca Ativa, apesar das restrições de acesso às bibliotecas e ao contato com os livros. A proposta do projeto é oferecer atividades pedagógicas capazes de despertar o interesse pelos estudos e o prazer pela leitura, além de estimular a escrita.Desde o início da pandemia, os eventos que aconteciam nas bibliotecas foram adaptados e outros criados especialmente para

Projeto Biblioteca Ativa agrega comunidade escolar em tempos de pandemia

Projeto Biblioteca Ativa agrega comunidade escolar em tempos de pandemia

Com resiliência e muito trabalho, as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) encontraram soluções criativas para manter a dinâmica do Biblioteca Ativa, apesar das restrições de acesso às bibliotecas e ao contato com os livros. A proposta do projeto é oferecer atividades pedagógicas capazes de despertar o interesse pelos estudos e o prazer pela leitura, além de estimular a escrita.

Desde o início da pandemia, os eventos que aconteciam nas bibliotecas foram adaptados e outros criados especialmente para essa nova realidade virtual. A professora Marli Cezário, da Etec João Gomes de Araújo, de Pindamonhangaba, avalia que os eventos on-line trouxeram ganhos. “O trabalho não parou e podemos considerar que a Biblioteca foi muito mais ativa no ano passado”, pondera a educadora.

Na sua avaliação da professora, os alunos tiveram a oportunidade de participar de cursos e lives com convidados de locais distantes que, possivelmente, não estariam disponíveis se os encontros fossem presenciais. Um dos destaques da unidade foi o EtecDay que ganhou uma divulgação mais robusta e maior adesão dos alunos. A programação especial incluiu apresentações de projetos interdisciplinares e de TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), além de vídeos gravados por estudantes para explicar como funciona cada curso.

ACOLHIMENTO - Na Etec Laurindo Alves de Queiroz, de Miguelópolis, os alunos publicaram vídeos na plataforma Teams com depoimentos sobre como as atividades contribuíram para a evolução da escrita e formação do espírito crítico e repertório cultural. “As ações para o Biblioteca Ativa na unidade não foram planejadas para os alunos, mas com eles”, afirma a diretora Elizabete Pereira. “Incentivamos o protagonismo dos estudantes no mundo da leitura e juntos construímos nossa leitura de mundo”, completa.

Publicidade
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1782302647&who=45

O projeto Biblioteca Ativa nas Etecs ganhou mais corpo e foi estratégico para agregar e motivar as equipes para a educação à distância. A tecnologia reuniu todo mundo no mesmo ambiente. Reuniões, trabalhos e eventos acontecerem pela plataforma Teams, pelos perfis do projeto no Facebook e Instagram e nos grupos de WhatsApp.

Acolhimento, interação, conexão, socialização, empatia, descompressão, aprendizado, estudos e inspiração foram as expressões mais usadas por alunos e professores para descreverem como funcionou o Biblioteca Ativa, no período de isolamento. Entre as ações que movimentaram as Etecs se destacam concursos de fotografia, lives sobre vestibulares e carreiras, acervo digital de livros, gincanas virtuais, concursos de poesia, show de talentos, show com familiares e dicas de estágio e emprego.

Leia também

STF confirma obrigação de shopping centers oferecerem espaço adequado às empregadas para amamentação mulher

STF confirma obrigação de shopping centers oferecerem espaço adequado às empregadas para amamentação

Romário e Fernanda Gentil protagonizam polêmica, após comentário sobre o 1 a 1 do jogo Brasil e Marrocos na estreia da Copa famosos

Romário e Fernanda Gentil protagonizam polêmica, após comentário sobre o 1 a 1 do jogo Brasil e Marrocos na estreia da Copa

Mulheres apostam no Krav Maga como defesa pessoal em tempos de violência mulher

Mulheres apostam no Krav Maga como defesa pessoal em tempos de violência